Unesco declara “Memória do Mundo” Conjunto de Tratados e Acordos Internacionais do México

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, declarou “Memória do Mundo” ao conjunto de tratados e acordos internacionais assinados pelo México entre 1823 e 2016 preservados na Cúpula dos Tratados do Acervo Diplomático Histórico do Ministério dos Negócios Estrangeiros (SRE), referindo o “valor excecional e interesse que esta coleção representa para o património documental da humanidade“.

Trata-se de mais de 12 mil instrumentos jurídicos internacionais assinados pelo México no exercício dos princípios de sua política externa, bem como outros documentos fundamentais de soberania e identidade nacionais.

Com esse reconhecimento, a UNESCO regista a Obra do Tratado e seu conteúdo documental no património histórico do México, sob a égide desta organização internacional, o que ajuda a garantir sua conservação e disseminação.

Além disso, o SRE torna-se depositário direto de dois registos patrimoniais aprovados internacionalmente pela UNESCO: “O Tratado para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e o Caribe”, conhecido como “Tratado de Tlatelolco”, declarado como Memória do Mundo pela América Latina e Caribe em 2017; e a Assinatura de Tratado acima mencionada do Ministério dos Negócios Estrangeiros e seu conteúdo documental, proclamado como registro patrimonial histórico do México.

O prestigiado registo concedido pela UNESCO coincide com o 50º aniversário da fundação do Arquivo Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que atualmente constitui um dos principais arquivos e modelo institucional do país a nível nacional.

Partilhe: