Victor Villena apresenta Um bandoneón em Paris na CAL

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

9 de março
21h30
Casa da América Latina (Av. da Índia, 110)
Entrada: 5€

Victor Villena apresenta o recital a solo Um bandeneón em Paris na Casa da América Latina, no dia 9 de março, pelas 21h30.

Considerado o melhor bandoneonista da sua geração, Victor Villena volta a Lisboa para apresentar o seu disco a solo Bandoneón Ecléctico. O projeto foi lançado em 2013 e consiste numa compilação de compositores argentinos contemporâneos, que dialogam entre o tango, a música contemporânea, o jazz e o folclore argentino.

Bandoneón Eclético inclui peças originais de Gustavo Beytelmann, Daniel Binelli, Leonardo Sánchez, Sonia Possetti, Marcelo Mercadante e Fernando Otero. O disco foi já apresentado na Usina del Arte, Buenos Aires; na Sala Toccata en A, Madrid; na Embaixada da Argentina, em Paris; bem como em Taiwán (China), em Albi e Marsella (França),  Rotterdam (Holanda), Krefeld e Klingenthal (Alemanha).

Não é a primeira vez que Victor Villena sobe aos palcos de Lisboa. Em julho de 2007 dirigiu e foi o solista da ópera “Maria de Buenos Aires”, de Astor Piazzolla/ Horacio Ferrer, levada ao palco do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, com seu quinteto “El Después” e os solistas da Orquestra Sinfónica Nacional de Portugal, tendo acompanhado a cantora Mísia, com quem já tinha gravado o disco “Drama Box” (2005).

Victor Villena

Nascido em 1979 na Argentina, Victor Villena estuda bandoneón desde os nove anos. Aos 17 foi eleito “bandoneón revelação” pela Academia Nacional del Tango em Buenos Aires. Ganhou também o Concurso Nacional da Argentina em 1997. Em 1999, deixou a Argentina para se instalar na França e a sua carreira continuou em solo europeu. Apresentou-se como solista com a Orquestra Filarmônica de Radio France, a Orquestra Sinfônica Pays de la Loire, a Orquestra Festival de Moritzburg (Alemanha), a Orquestra de Jazz de Estocolmo (Suécia), e a Orquestra de Jazz de Bruxelas (Bélgica). Entre 2003 e 2007 fez parte da tour mundial do lendário grupo de música eletrónica Gotan Project.

Em 2010 interpretou Sueños y deseos, de Leo Sujatovich, com a Orquestra Filarmônica da Radio France, que foi premiada com o Prémio France Musique- SACEM em 2010.  Em 2012 criou, com Hemri Demarquette (violoncelo), Nemanja Radulovic (violino), Franco Braley (piano), o quarteto Arborescence.  É, desde 2013, o bandoneonista oficial da cantora e atriz alemã Ute Lemper, com quem se apresenta nas principais salas de música do mundo: Philharmonie de París, Ópera de Frankfurt, o Royal Albert Hall. Participou na temporada 2016-17 da ópera contemporânea “L’ombre de Venceslao”, de Martin Matalon, apresentando-se em diversos teatros franceses.

Partilhe: