Dalmática vence concurso para restauro da Catedral do Panamá

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A Dalmática é uma empresa de conservação e restauro sediada em Lousada (distrito do Porto), com 11 anos de atividade na reabilitação do património. Seguimos escrupulosamente a deontologia da conservação e restauro e não facilitamos em meios para a realização do trabalho ao mais alto nível de qualidade. Garantimos resultados finais de excelência, e, convictos das nossas capacidades técnicas, decidimos partir à descoberta de novos mercados para os nossos serviços.

Tínhamos a noção clara de que na América Latina havia algumas lacunas no que respeita à formação de quadros técnicos para a conservação e restauro do património, pelo que encarámos isso como uma vantagem para nós naqueles mercados. Mais ainda, sabíamos que naquela zona do globo o manancial de arte sacra similar à existente na Península Ibérica é gigantesco, pelo que deduzimos que o mercado para a nossa intervenção poderia ser imenso. Pesando os prós e os contras, em 2011 decidimos arriscar e embarcar numa missão empresarial rumo ao Panamá. Desde então, já regressámos àquele país inúmeras vezes, tendo ainda visitado outros nas redondezas, como é o caso da Colômbia, Cuba, Equador, Peru…

À medida que nos atrevíamos nesta busca por negócios além-fronteiras, fomos estabelecendo parcerias com algumas entidades que se revelaram mais-valias no apoio a qualquer pequena empresa que quer estabelecer contactos do outro lado do Oceano. Nestas entidades englobamos a AEP, a AICEP e a Casa da América Latina, que, na pessoa da Drª. Cristina Valério, nos contagiou ainda com mais vontade para nunca desistir, para “aprender a dormir na porta do cliente” e para compreender que lá nas ‘américas’ o relógio tem um pulsar diferente e o ritmo negocial pode ser outro!

Enormíssimo respeito nesta caminhada nos merecem também as Embaixadas Portuguesas nestes destinos, assim como as representações diplomáticas destas nações no nosso país. Sempre fomos atendidos, ouvidos, respeitados e ajudados!

À procura de mais obra na América Latina

Neste misto de profissionalismo, espírito de aventura e sorte nas relações, conseguimos o que há alguns anos ambicionávamos: fomos a empresa escolhida para o trabalho de conservação e restauro do retábulo-mor da Catedral do Panamá!! Sabemos que estavam a concurso várias empresas americanas e europeias, mas as autoridades panamianas acabaram por dar o aval à nossa proposta e à qualidade técnica que revelámos possuir para tão grande empreitada.

Os trabalhos já iniciaram e devem prolongar-se até meados de 2018. O edifício é classificado pela UNESCO e a nossa obra será inaugurada pelo próprio Papa Francisco, por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2019. Não podíamos estar mais satisfeitos por esta nossa conquista!!

Mas enquanto a equipa técnica trabalha nos 20 metros de altura dos andaimes da catedral panamiana, o sector comercial da empresa continua ativo e à procura de novos negócios em terras latino-americanas. Ainda há muito para fazer lá para aquelas bandas!!

Rui Barbosa, diretor-geral da Dalmática

Partilhe: