Nova Embaixadora do Paraguai apresentou credenciais

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A Embaixadora do Paraguai em Portugal, María José Argaña Mateu, apresentou credenciais ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 24 de janeiro de 2018.

María José Argaña Mateu nasceu na cidade de Assunção, a 19 de maio de 1961, tendo um longo percurso político e empresarial. Iniciou a sua atividade política aos 17 anos, filiando-se na Associação Nacional Republicana. Terminou os estudos em Business Administration na Universidade de Tulane (Nova Orleães, Estados Unidos) em 1980. Exerceu durante 17 anos a atividade bancária, tendo ocupado o cargo de Administrador Geral de Agência.

Foi integrante e fundadora do Movimiento de Reconciliación Colorada, promovendo a participação feminina nos espaços políticos. Foi membro da Comissão Diretiva da Seccional nº4, vice-presidente da Comissão de Mulheres do  Movimiento de Reconciliación Colorada entre 1992 e 1997 e presidente e coordenadora-geral da mesma em 1999, bem como integrante da Coordenação de Mulheres do Projeto Nicanor – Castiglioni 2003.

Foi Ministra da Secretaria da Mulher na Presidência da República no período 2003 – 2008, no qual promoveu a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e a descentralização a nível departamental e local. Foi Diretora de Relações Internacionais da Secretaria da Mulher na Presidência da República entre 1999 e 2000, com o Governo de Unidade Nacional, tendo representado o Paraguai em diferentes encontros internacionais.

Veja aqui o CV completo da Embaixadora do Paraguai em Portugal

Partilhe: