Argentina Samanta Schweblin lança primeiro livro em Portugal

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Distância de Segurança da argentina Samanta Schweblin, é o primeiro livro da autora a ser editado em português pela Elsinore.

Considerada uma das grandes vozes da sua geração, Samanta Schweblin (Buenos Aires, 1978), ganhou o Prémio Casa de las Américas em 2008, com seu livro de contos Pájaros en la boca. Em 2010, foi eleita pela revista Granta como uma das 22 melhores jovens escritoras de língua espanhola, sendo ainda apontada pela crítica como herdeira do realismo mágico e dos grandes contistas argentinos do século XX, como Jorge Luis Borges, Júlio Cortázar e Adolfo Bioy Casares.

Sinopse:

«Eu penso sempre no pior dos casos. Agora mesmo estou a calcular quanto tempo demoraria a sair a correr do carro e a chegar até junto da Nina se ela de repente corresse até à piscina e se atirasse. Chamo-lhe “distância de segurança”, é assim que chamo a essa distância variável que me separa da minha filha, e passo metade do dia a calculá-la, embora arrisque sempre mais do que devia.» Amanda está às portas da morte numa cama de hospital. A seu lado, a fazer-lhe companhia, está um menino chamado David. Juntos contam-nos uma história de toxinas, desespero e do poder da família.

Num apaixonante primeiro romance, Samanta Schweblin coloca-nos repetidamente perante questões que optamos por evitar: Existe algum apocalipse que não seja pessoal? Qual é o ponto exato em que, sem o sabermos, damos um passo em falso e nos condenamos? Até onde nos é possível controlar o mundo em redor? Distância de Segurança é um relato hipnótico e vertiginoso sobre o amor e a perda, sem medo de mostrar que nada é um cliché quando, no final, acaba por nos acontecer.

Leia aqui as primeiras páginas de Distância de Segurança.

Partilhe: