Presidente da Colômbia é Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Juan Manuel Santos, Presidente da República da Colômbia, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

António Rendas, antigo Reitor da NOVA e padrinho do doutorando, destacou a persistência do Presidente Colombiano na construção da paz, com a finalização de um longo conflito armado. Também João Sàágua, Reitor da NOVA, destacou a nobreza de caráter do Presidente, decisiva na construção da paz, bem como a colaboração académica entre Portugal e a Colômbia.

Juan Manuel Santos, que em 2016 foi distinguido com o prémio Nobel da Paz pelos seus esforços para pôr fim à guerra civil na Colômbia, recebeu o título de Doutor Honoris Causa no âmbito da sua visita de Estado a Portugal, que contou com uma agenda intensa, incluindo também um discurso no parlamento e um encontro com empresários.

O presidente da Colômbia salientou ainda, durante esta visita, que foi uma portuguesa que lhe entregou a última arma da guerrilha colombiana (uma observadora militar da missão da ONU, que fez parte da equipa de desarmamento na Colômbia). “Portugal apoiou sempre essa luta, bilateralmente, na União Europeia, nas Nações Unidas, política e militarmente essa construção”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Durante a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa, Juan Manuel Santos afirmou que “este é o fim de todo o processo de paz – trocar as balas por votos, trocar as bombas por argumentos. Hoje deu-se um passo importante nessa direção com a União Europeia a retirar as FARC da lista de terroristas.”

 

Partilhe: