AICEP abre delegação em Cuba

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) inaugurou, em Havana, a sede da sua delegação no país. A abertura oficial, realizada no âmbito da participação portuguesa na FIHAV (35.ª Edição da Feira Internacional de Havana), contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

O presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, assinalou “o bom relacionamento com Cuba”, lembrando que “as relações políticas, económicas e culturais bilaterais têm ganhado relevância nos últimos anos”. A abertura desta delegação visa “contribuir para aprofundar” as relações económicas bilaterais e “estabelecer novas parcerias entre os países”.

Em 2016, e considerando apenas o comércio de bens, Cuba foi o 53.º cliente de Portugal, tendo a economia portuguesa exportado cerca de 50 milhões de euros. Cuba é o 63.º fornecedor de Portugal, com cerca de 47 milhões de euros. Atualmente, existem 84 empresas a exportar para Cuba, registando-se um aumento em relação a anos anteriores. Portugal exporta sobretudo embalagens de vidro, plásticos, medicamentos e papel/cartão e importa de Cuba principalmente açúcar, e em menor grau, carvão vegetal.

Este ano, a FIHAV conta com a participação de 30 empresas portuguesas de vários setores incluindo calçado, vinhos, alimentar, metalomecânica e moldes.

Partilhe: