Promoção de produtos portugueses de excelência na ExpoAlimentaria Peru

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

A InovCluster, Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, parceiros da Casa da América Latina, participou pela primeira vez na ExpoAlimentaria Peru entre os dias 27 e 29 de setembro em Lima – Peru.

Nesta primeira abordagem ao mercado foram promovidos vários produtos agroalimentares portugueses, como vinho, azeite, licor de ginja, queijo, chás, azeitonas e compotas. No decorrer do evento existiu uma plena aceitação dos produtos apresentados, com foco nos queijos, azeite, azeitonas e vinho e foram identificadas várias oportunidades de negócio tanto para o mercado peruano como para o mercado Russo, Italiano, Colombiano e Brasileiro.

De acordo com o Sr. Presidente da Inovcluster e da CMCB, Dr. Luís Correia, a Internacionalização continua a ser uma aposta para as empresas do setor agroalimentar.

“A aposta na diversificação de mercados e em mercados menos trabalhados associa-se a um retorno mais favorável para as empresas que se lançam nesta conquista. Esta ação não será certamente a única que a Inovcluster realizará neste mercado. Tencionamos reforçar a nossa atuação no mercado Peruano”, reforça Luís Correia.

O stand da Inovcluster foi visitado pelo especialista em queijos, Victor Tecnias que, por considerar os queijos com características únicas, selecionou quatro da região de Castelo Branco (Queijaria Lourenço, Queijaria Almeida e Queijaria Sabores da Soalheira) para uma sessão de prova de queijos que decorreu em paralelo com a feira e que foi exclusivamente dedicada aos queijos de Castelo Branco. Esta sessão contou com a participação do Professor Luis Pinto de Andrade, Vice-Presidente da Inovcluster.

No último dia do evento o stand da Inovcluster contou ainda com a presença da a Exma. Senhora Embaixadora de Portugal no Peru, Helena Coutinho e da Exma. Senhora Ministra Conselheira Isabel Raimundo.

Este certame, apresentado como uma das principais feiras Américo-latinas do sector agroindustrial afirma-se como o ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e importadoras dos 5 continentes. Consegue juntar produtores, vendedores e importadores ao nível Mundial e contou com mais de 683 empresas expositoras provenientes de 15 países. Na edição de 2016 registaram-se um total de 43.613 visitantes provenientes de 77 países.

No contexto da América Latina, o Peru posicionou-se em 2016, como a 7ª maior economia e o 4º país com maior superfície e população, sendo assinalável a mudança estrutural que o país viveu nas três últimas décadas.

A ação insere-se no âmbito do projeto AgriExport, uma iniciativa de promoção internacional e de capacitação das PME’s do setor agroindustrial, promovida pelo INOVCLUSTER e ANIMAFORUM com o objetivo de promover o aumento das exportações e a visibilidade internacional de Portugal é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 795.554,25€, dos quais 676.221,12€ são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhe: