Milton Hatoum lança “Dois Irmãos” na CAL

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

26 de outubro
18h30
Casa da América Latina (Av. da Índia, 110)

O livro Dois Irmãos, do autor brasileiro Milton Hatoum, vai ser lançado no dia 26 de outubro, pelas 18h30, na Casa da América Latina, no âmbito da visita do escritor a Lisboa e ao Folio – Festival Literário de Óbidos, entre os dias 26 e 29 de outubro.

O segundo romance do brasileiro Milton Hatoum, premiado com o Prémio Jabuti, conta a história de Yaqub e Omar, irmãos gémeos, nascidos no seio de uma família de origem libanesa. Fisicamente iguais, são diametralmente opostos por dentro. Yaqub é silencioso e introspectivo, e passa o tempo com a cabeça enfiada nos livros. Omar, o preferido da mãe, é de carácter alegre e impulsivo. Une-os – ou separa-os – a paixão pela mesma mulher e a disputa pelo amor dos pais.

Da autoria de uma das vozes maiores da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos é uma “tapeçaria de personagens inesquecíveis, um retrato vibrante de uma cidade e de um país em mudança, uma reflexão sobre o futuro que é possível construir a partir das ruínas.”
Milton Hatoum nasceu em Manaus, Amazónia, em 1952. Estudou Arquitectura em São Paulo. Viveu em Madrid e Barcelona e fez pós-graduação na Sorbonne, em Paris. Regressou a Manaus em 1984, onde passou a lecionar literatura francesa na Universidade Federal do Amazonas. Foi também professor convidado na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Regressou a São Paulo em 1999.

Na ficção estreou-se em 1989 com o romance Relato de um certo Oriente, vencedor do Prémio Jabuti de Melhor Romance do ano. Dois irmãos, agora publicado em Portugal pela Companhia das Letras, é o seu segundo romance, também vencedor do Prémio Jabuti. Com o romance Cinzas do norte, mereceu mais um Jabuti, além do Prémio Portugal Telecom e APCA, atribuído pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Tem ainda publicados uma novela – Orfãos do Eldorado – e um livro de crónicas – Um solitário à espreita.

Para mais informações, contactar Helena Ales Pereira: helena.ales@penguinrandomhouse.com

Partilhe: