I Prémio de Jornalismo das Cidades Iberoamericanas da Paz – Candidaturas abertas

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Regulamento / Programa

A União de Cidades Capitais Iberoamericanas (UCCI), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), lançou no dia 29 de agosto na Cidade do Panamá o I Premio de Periodismo Ciudades Iberoamericanas de Paz.

O objetivo do prémio é o de fomentar a criação de trabalhos de imprensa escrita que abordem e analisem o caminho das cidades iberoamericanas para a paz e a erradicação da violência.

Esta primeira edição realizar-se-á em homenagem aos jornalistas mexicanos Miroslava Breach e Javier Valdez, assassinados no seu país em 2017, devido ao seu corajoso e comprometido trabalho profissional de denúncia da corrupção política, da violação dos direitos humanos e do narcotráfico.

Ao prémio podem concorrer trabalhos realizados por maiores de 18 anos. São aceites textos ou artigos e em espanhol e português com uma extensão mínima de 1.500 palavras. Adicionalmente, o texto pode estar acompanhado de fotografias, infografias ou vídeos, ainda que no critério de avaliação prevaleça o texto. Serão atribuídos três prémios de igual valor (800€).

A data limite de entrega dos artigos é o dia 15 de novembro (24h, hora espanhola). Para o envio dos trabalhos recomenda-se a leitura atenta do artigo 6º do regulamento.

Partilhe: