Isabel e Tita Parra do Chile no Centro Cultural de Belém

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

Isabel Parra e Tita Parra (filha e neta de Violeta Parra, respetivamente), apresentam o concerto “Yo Soy La Feliz Violeta” no Centro Cultural de Belém, a 12 de setembro, pelas 21h00.

O concerto, que integra as comemorações do centenário do nascimento da cantora chilena, integra o programa da Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017.

As cantoras, acompanhadas pelos músicos chilenos Greco Acuña e Juan Antonio Sánchez, revisitam as composições mais emblemáticas de Violeta Parra, passando por temas cuja raiz radica na música popular chilena e latino-americana. São ainda apresentadas criações originais de Isabel e de Tita. O concerto apresenta uma sonoridade acústica, repleta de ritmos chilenos e latino-americanos reinventados, contando com instrumentos como guitarras acústicas, cuatro venezuelano, charango, percussões e flauta transversal.

Graças a Violeta Parra, nos anos 1950, a música tradicional chilena viveu um período áureo de resgate e valorização: em viagem pelo país, mapeou ritmos, danças e canções, reunindo um espólio de cerca de três mil canções tradicionais. Na década de 1960, a defesa do património colocou Violeta Parra na frente do movimento da nueva canción, que não foi mais que a música de intervenção do Chile de Salvador Allende.

Partilhe: