Red Global MX apresentada na Embaixada do México

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A cerimónia oficial da criação do Capítulo Portugal da Red Global de Mexicanos Calificados en el Exterior (Red Global MX) decorreu no passado dia 29 de junho, na Embaixada do México em Portugal.

O embaixador do México em Portugal, Alfredo Pérez Bravo, apresentou uma equipa jovem, proveniente de diversas áreas académicas e empresariais, composta por Alina Di-Bella (presidente) e as co-fundadoras da rede nacional Anabell Góngora, Andrea Oceguera e Lucia Almeida.

“A diáspora mexicana é uma das maiores do mundo. Dos 36 milhões que vivem fora do México, 35 estão nos Estados Unidos. Os restantes estão distribuídos de maneira muito tímida por outros países. Todo este capital humano foi considerado pela Secretaria das Relações Exteriores, que tomou a iniciativa de criar um programa de identificação de talentos mexicanos no mundo. Tendo uma excelente resposta na comunidade mexicana, essencialmente nos Estados Unidos, expandiu-se por outras geografias, através de novos “capítulos” nacionais, entre os quais se inclui agora Portugal”, referiu Alfredo Pérez Bravo.

Quando chegou a Portugal, há dois anos, o diplomata deparou-se com um número de 300 residentes mexicanos. Este subiu para 547 até à data, ou seja, quase duplicou. O embaixador do México em Portugal garante que este universo é composto por “mexicanos com grandes qualificações académicas e profissionais”, referindo que esta iniciativa é “um dos exercícios de maior êxito realizado com as comunidades mexicanas no exterior”.

A cônsul Abigaíl Pereira afirmou que “mesmo em comunidades mais pequenas, estas conseguem frequentemente organizar-se, criar redes e estabelecer interessantes sinergias. Temos investigadores de alto nível em quase todas as universidades, temos empresários e administradores de empresas, muitos jovens ligados à produção de cinema ou televisão, existe uma grande diversidade de sinergias que podem ser criadas, e esse é o objetivo desta rede global”.

A responsável do Capítulo Portugal da rede Global MX, Alina Di-Bella, salientou que “a ideia de criar este capítulo nasceu da vontade de conhecer e trabalhar com mexicanos talentosos que moram em Portugal e têm como intuito criar valor para o país que os acolheu. Esta necessidade transformou-se numa motivação para encontrar mexicanos decididos com os quais pudéssemos reunir forças”. E sublinhou que “a missão desta rede passa por “estabelecer uma ligação entre os talentos mexicanos em Portugal, através de eventos de carácter empresarial, cultural e académico, que tenham um impacto positivo para a comunidade de expatriados mexicanos e sociedade do México”.

Partilhe: