Presidente do Município do Panamá assina Memorando de Entendimento com CAL

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O presidente do município do Panamá, José I. Blandón, visitou Lisboa, onde foi recebido, a 7 de julho, pela secretária-geral da Casa da América Latina, Manuela Júdice.

O autarca estava em Lisboa para partcipar no XXXII Comité Cultural da UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-americanas) onde teve ocasiaão para a presentar a estratégia cultural para a cidade do Panamá.

Na ocasião foi assinado entre as duas instituições um Memorando de Entendimento que , através de iniciativas conjuntas, pretende desenvolver as relações económicas, culturais e educativas que visem a satisfação das necessidades das comunidades que representam e promovam o desenvolvimento humano.

O objetivo deste acordo passa também por incentivar o intercâmbio cultural através de atividades no domínio das artes plásticas, literatura, cinema e música; a coordenação de esforços para estabelecer uma rede de contactos institucionais e empresariais que facilite a circulação de informação sobre oportunidades de negócio existentes em ambos os mercados; a promoção e desenvolvimento de relações económicas e comerciais através de seminários, palestras e visitas; e a promoção de intercâmbios e projetos na área educativa.

Foram apresentadas propostas de cooperação para apoio a festivais de cinema e ao desenvolvimento de projetos a nível académico, aplicados à realidade autárquica.

Na deslocação a Lisboa, José I. Blandón reuniu ainda com Associação de Turismo de Lisboa, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, reuniu com o Presidente da Mota-Engil América Latina, Carlos Mota Santos, vice-presidente da Casa da América Latina – Mota Engil.

Com a visita do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, José I. Blandón termina o seu périplo oficial na região de Lisboa para mais tarde se reunir com estudantes panamenses residentes em Portugal, sempre acompanhado pela Embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka Varela de Bares.

Partilhe: