Colóquio “Animalidade: Representação & História” na FCSH

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina e a Embaixada do Brasil em Lisboa apoiam o colóquio “Animalidade: Representação & História”, organizado pelo Museu Nacional de Arte Antiga e Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). O evento terá lugar no Auditório Nacional de Arte Antiga em Lisboa, no próximo dia 28 de junho, entre as 14h e as 18h.

“Devemos fazer um novo contrato social que inclua os animais? Por que razão os seres racionais substituíram o animal na reflexão ética? Qual é o significado da expressão «animal político» em tempos de intolerância, xenofobia e crise dos direitos humanos? Como é que o animal aparece nas representações que o homem faz de si mesmo, especialmente através de seu olhar pictórico ou imagético?” Estas são algumas das questões complexas que vão servir de ponto de partida à reflexão sobre a relação entre humanidade e ‘animalidade’ a partir das representações do animal estabelecidas nas categorias do pensamento histórico e filosófico contemporâneo.

Farão parte da primeira mesa, sob o tema “Imagem Animal e Racionalidade”, a historiadora e escritora Manuela Gonzaga (Centro de Humanidades da FCSH-UNL (CHAM)), o arquiteto Edilson Mota (Centro de História de Aquém e Além-Mar da UNL) e o doutorando Flávio Valentim de Oliveira (FCT-UNL, bolseiro CAPES/Brasil).

“Antropoceno, Corpo e Animalidade” , que dá o título à segunda mesa, reunirá José Luís Câmara Leme (FCT-UNL, Centro Interuniversitário de História das Xciências e da Tecnologia – CIUHCT), Davide Scarzo (CIUHCT) e Denise Bernuzzi de Sant’Anna (Docente do Programa de História da Pontifícia universidade Católica de São Paulo).

O cinismo e as fábulas de Esopo e La Fontaine, as figuras híbridas do universo pictórico de Bosch e as cartografias do selvagem, as antropologias filosóficas que cuidam e pensam o corpo e o debate sobre o Antropoceno são, entre outros, exemplos de problematizações atravessadas pela figura do animal e da ‘animalidade’ na história das sociedades ocidentais.

Partilhe: