CAL associa-se à Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina associa-se como convidado não académico à candidatura da Rede RIAIPE – Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação ao Programa CYTED – Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (2007-2010).

O objetivo principal desta rede é mapear as políticas públicas de educação na região ibero americana, a partir de um quadro teórico e analítico que privilegie a inclusão social e a equidade educativa. Entre 2010 e 2013, a Rede conduziu o Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Inclusão Social na Educação Superior (RIAIPE3), financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Alfa. Na atualidade, a rede RIAIPE participa num programa Erasmus + (TO INNov – From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions) e num GT CLACSO, Universidades e Políticas de Educação Superior.

Com esta nova candidatura RIAIPE4, pretende-se desenvolver e prosseguir trabalhos anteriores, tendo como núcleo o conceito de justiça cognitiva enquanto dimensão essencial das políticas de justiça social. Pretende-se analisar um conjunto de iniciativas e práticas existentes em diferentes países da região ibero-americana que, nas universidades e outras instituições de ensino superior, contribuem para responder a problemas de pobreza, de iliteracia, de intolerância, de respeito pela diversidade cultural, da igualdade de género, de paz, assumindo na plenitude o conceito de relevância introduzido pela UNESCO nas suas Conferências Mundiais de Educação Superior de 1995, 1998 e 2009.

A Rede RIAIPE4 contará com financiamento próprio proveniente das instituições participantes em rubricas não financiadas pela Rede CYTED como é o caso da Universidade de Santa Catarina (UNISUL), Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED-ULHT), Universidade de Valencia (UV), Universidade de Barcelona (UB), Universidade de Buenos Aires (UBA), Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación (PIIE) e Universidade de La Habana (Uhb).

Partilhe: