Peça sobre Mario Benedetti “O estranho caso do bigode irónico” na CAL

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

26 de Maio
21h30
Casa da América Latina (Av. da Índia 110, Lisboa)
Entrada Livre (mediante lotação da sala)

Atenção: A entrada no evento é feita pelo portão do lado do estacionamento!

A peça “O estranho caso do bigode irónico: Investigação sentimental sobre a vida e obra de Mario Benedetti” estreia na Casa da América Latina a 26 de maio, pelas 21h30. O espetáculo concebido por Francisco Gomes, no âmbito da Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017, é uma viagem pessoal pela personagem real e fictícia do escritor, poeta, ensaísta, jornalista e crítico uruguaio.

Francisco Gomes tem 41 anos, é ator, contador de histórias e escritor. Criou, há cinco anos, o projeto “Nano-contos – contos com menos de 40 palavras” no Facebook, que conta com 9 mil seguidores e já foi publicado em livro. É viciado em histórias e poesia. Apaixonou-se por Benedetti há 20 anos e quer contar esta história de amor. “Foi o amor que me levou a Benedetti. A troca de correspondência por carta, à moda antiga, com um amor em Espanha, levou-me à descoberta entusiasmada do seu estilo vibrante, simples e imaginativo. Desde que o li, nunca mais o abandonei. E ele, pela sua influência em mim, também não”, afirma o autor.

Este é um relato encenado de uma obra pouco conhecida em Portugal, com paragens pelo universo cómico, insólito, irónico, romântico e comovente do autor e do seu bigode. Integrante da Geração de 45, Mario Benedetti (1920-2009) escreveu 80 livros e foi traduzido em 25 idiomas, sendo considerado um dos principais autores latino-americanos. Em Portugal, só há poucos anos o começaram a traduzir.

Criação e interpretação: Francisco Gomes
Violino: Maria do Mar
Assistente de encenação e figurinos: Natacha de Noronha
Desenho de Luz: Ricardo Ladeira
Tradução de Poesia: Vasco Gato

Onde estamos:

Partilhe: