Peça de Teatro “Storni-Quiroga” de Ricardo Cabaça na Casa da América Latina

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

21 de abril
21h30
Casa da América Latina (Av. da Índia, 110 Lisboa – Casa das Galeotas)

ENTRADA LIVRE (sujeito a lotação da sala)

A Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017 apresenta, na Casa da América Latina, a peça de teatro do encenador Ricardo Cabaça Storni-Quiroga, inspirada na vida e universo literário de Alfonsina Storni (Argentina) e Horacio Quiroga (Uruguai).

Este espetáculo concebido para a Capital Ibero-Americana da Cultura é “uma abordagem, colagem, viagem e poetização da vida e obra” destes dois escritores protagonistas do modernismo sul-americano, em particular o argentino.

Alfonsina Storni (1892-1938) dedicou a sua vida à poesia, ao ensino e também ao teatro, enquanto Horacio Quiroga (1878-1937) foi um escritor mais multifacetado, trabalhando os diversos géneros literários.

Em Storni-Quiroga vemos o cruzamento do trabalho poético dos dois artistas, ao mesmo tempo que se abre a cortina da privacidade, do amor avassalador entre os dois, amor num sentido mais lato, interrompido pelo suicídio de Horacio Quiroga. O suicídio é um tema sensível e central neste espetáculo, sendo que os dois se suicidaram pelos mesmos motivos, com um ano de intervalo.

“Um poema sobre poetas” é a proposta de Ricardo Cabaça, num projeto da companhia 33 Ânimos em que a linguagem segue o sentido poético das vidas destas personagens e flui num diálogo composto por poemas em forma de respostas e questionamentos. Storni–Quiroga é ao um resgate simultâneo destas duas figuras importantíssimas e uma homenagem à sua obra.

Texto e encenação | Ricardo Cabaça
Interpretação | Daniela Rosado, Elisabete Pedreira e Zé Bernardino
Desenho de luz | André Calado
Paisagem sonora | Rui Geada
Figurinos e fotografia | Rita Delille
Produção | 33 Ânimos

Partilhe: