Empresários da Beira Baixa em Missão Empresarial ao Chile e Argentina

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem vindo a apostar na identificação de novos mercados e oportunidades de negócio com o objetivo de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados. Assim, no âmbito do Projeto InovCluster – Internacionalização do Cluster Agroindustrial 2015-2016, cofinanciado pelo COMPETE, enquadrado no Portugal2020, organizou uma Missão Empresarial ao Chile e à Argentina, que decorreu entre os dias 18 e 25 de novembro de 2016.

Esta Missão, organizada em parceria entre a ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, a InovCluster e a Câmara Municipal de Castelo Branco, com o apoio da Casa da América Latina, contou com a participação de 23 empresas oriundas da região da Beira Baixa.

No Chile, a comitiva portuguesa foi recebida pelo Embaixador de Portugal nesse país, António Luíz Cotrim, tendo este manifestado plena disponibilidade no apoio às empresas portuguesas e no seu processo de internacionalização.

“A economia chilena registou uma performance assinalável nas últimas décadas graças a seus baixos índices de dívida pública e a uma política macroeconômica sólida”. Este foi o mote das apresentações aos empresários efectuadas pela InvestChile – Agência dedicada à promoção de investimentos estrangeiros e pela instituição bancária Santander Totta. Os empresários tiveram ainda a oportunidade de reunir com o ministro das Obras Públicas e Infra-estruturas, Alberto Underraga Vicuna e responsáveis de órgãos institucionais chilenos, reforçando laços fundamentais num sector chave para a economia portuguesa.

As empresas participantes tiveram ainda a oportunidade de contactar com empresas chilenas num almoço de networking organizado pela InovCluster e a ACICB, com o apoio e presença da Embaixada de Portugal no Chile.

Numa segunda fase da missão, em Buenos Aires – Argentina, os empresários portugueses destacaram as reuniões bilaterais, promovidas pela Embaixada de Portugal na Argentina e a apresentação de mercado efectuada pelo Embaixador de Portugal, Henrique Borges, que testemunhou a nova dinâmica de um país que voltou a abrir as suas portas e que pode ser um mercado novo e interessante para as empresas portuguesas. “Não devemos também descurar a importância da comunidade portuguesa neste e noutros países. Eles podem ajudar a estabelecer o contacto certo que pode fazer a diferença entre fechar, ou não fechar, um bom negócio neste país. E é por isso que os chamámos para vos conhecer” destacou.

Outro apoio fundamental para o sucesso deste networking foi a participação ativa do Embaixador da Argentina em Portugal, Oscar Armando Moscariello, que acompanhou a missão e que acredita fortemente no trabalho de proximidade que se pode estabelecer entre os dois países. “Para se estabelecer negócios, tem de se conhecer. Na América Latina é preciso desenvolver laços de confiança e isso não se faz por email. Faz-se com missões como esta que foi organizada por Castelo-Branco” salientou.

“A América Latina constitui uma aposta para a Inovcluster, tendo já abordado os mercados México, Colômbia e Panamá. Iniciaremos este ano um trabalho de prospecção no mercado do Perú, com a participação na Feira Expo Alimentária Peru 2017, pelo que a aproximação aos mercados da Argentina e Chile consistiu para a nossa instituição e para as empresas, um grande passo na internacionalização dos produtos portugueses. E claro, contamos sempre com a Casa da América Latina para nos apoiar” afirmou ainda Cláudia Soares, diretora Executiva da Inovcluster.

Partilhe: