Conferência “Poetas Uruguaios e Portugueses” com Rafael Courtoisie

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

8 de março
18h00
Casa da América Latina (Av. da Índia 110)
Entrada livre

Realiza-se no dia 8 de março, pelas 18h00, na Casa da América Latina, a conferência “Poetas uruguaios e portugueses”, com o escritor uruguaio Rafael Courtoisie Beyhaut. Este evento é inserido nas atividades da Semana do Uruguai em Portugal, organizada pela Embaixada do Uruguai em Portugal, entre 6 e 15 de março.

A conferência trata de “mundos paralelos que se encontram: a poesia portuguesa e a poesia uruguaia do século XX”, propondo “um olhar sobre sobre vanguardas literárias do século XX dos poetas de Portugal e Uruguai, desde Pessoa, Mario de Sá Carneiro, Sophia de Mello Breyner e outros, junto a nomes como Herrera y Reissig, Delmira Agustini, Juana de Ibarbourou, Idea Vilariño, Marosa Di Giorgio”, adianta o escritor.

A Semana do Uruguai em Portugal é organizada pela Embaixada do Uruguai em Portugal, CHAM, Cumparsita 100 Años, Universidade Pablo de Olavide em Sevilha e Universidade Nova de Lisboa, tendo como objetivo a aproximação das comunidades dos dois países.

Rafael Courtoisie (Montevideo, Uruguai, 1958)

Poeta, narrador e ensaísta, é membro da Academia Nacional de Letras e membro correspondente da Real Academia Espanhola. Foi professor de Literatura Ibero-americana e de Teoria Literária, tendo sido também professor convidado nos Estados Unidos, Inglaterra e Colômbia. É autor de numerosos trabalhos críticos e de investigação sobre a literatura latino-americana e europeia. Traduziu autores como Emily Dickinson, Sylvia Plath, Mario Luzi ou Valerio Magrelli, e viu as suas obras traduzidas para francês, inglês, uzbeque, bósnio, português e turco. A sua vasta obra foi distinguida com o PrémioFundación Loewe de Poesia (Espanha), o Prémio Plural (México), o Prémio de Poesia do Ministério da Cultura do Uruguay, e o Prémio Internacional Jaime Sabines (México).

Partilhe: