Presidente do Comité de Ecologia do Paraguai visitou a CAL

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

O Presidente do Comité de Ecologia, Recursos Naturais e Ambiente paraguaio, Deputado Pastor Vera Bejarano, e o Embaixador do Paraguai em Portugal, Julio Enrique Mineur De Witte, visitaram a Casa da América Latina (CAL) no dia 9 de novembro de 2016, para reunir com a sua secretária-geral, Manuela Júdice.

O encontro incidiu sobre a importância da divulgação da história dos descobrimentos portugueses no Paraguai, nomeadamente da figura do navegador português Aleixo Garcia na região de San Pedro. Foram oferecidos à CAL postais evocativos deste marco histórico, que pode ser um vínculo cultural de relevância no âmbito das relações bilaterais que se têm vindo a estabelecer entre os dois países, através do trabalho da embaixada e de associações como a CAL.

Foi ainda oferecido à biblioteca desta associação o livro “Proceso de la Literatura Paraguaya” de Victorio V. Suárez, intelectual que fez parte da “Geração de 80”, que traça um perfil histórico dos escritores paraguaios, incluindo bibliografias e entrevistas essenciais para compreender a evolução dos movimentos literários no país.

Intimamente relacionada com as questões políticas endereçadas, a literatura paraguaia pode ser descoberta neste livro num espectro cronológico que vai “desde o sopro escolástico do período colonial até aos ares melancólicos do Romantismo, as tardias efervescências do Modernismo, a inquietante ebulição da Vanguarda e a impaciência da Pós-modernidade, sustentados nas vertentes da poesia, romance, teatro, crítica e ensaios históricos”, explica o autor na introdução.

O Embaixador do Paraguai em Portugal realizou, no passado dia 21 de outubro, a apresentação “Aleixo Garcia, uma das projeções portuguesas com vocação transatlântica”, que pode consultar aqui.

Assista aqui ao vídeo de homenagem ao descobridor português Aleixo Garcia, realizado pelo departamento de San Pedro.


Partilhe: