Ministro das Relações Exteriores do Paraguai visitou Portugal

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O ministro das Relações Exteriores paraguaio, Eladio Loizaga, reuniu com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, no Palácio das Necessidades, no passado dia 21 de outubro.

Em conferência de imprensa, Eladio Loizaga, começou por felicitar o próximo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, referindo que a notícia é um “orgulho para os membros da Ibero-América”. “Sabemos e confiamos plenamente na sua capacidade e na gestão que fará dos conflitos, as necessidades e os desafios que hoje o nosso mundo enfrenta todos os dias”, afirmou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, salientou durante este encontro que “a economia do Paraguai está a crescer e interessa que haja reciprocidade nas relações comerciais”, mas também a outros níveis, como o da Segurança, referindo a importância do acordo de cooperação de segurança interna estabelecido entre os dois países. A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou que este acordo “é mais um passo para a estabilidade”, numa relação que se tem desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Eladio Loizaga explicou que “as excelentes relações mantidas com a república portuguesa”, país aliado no campo bilateral, se devem, nomeadamente, a uma “complementaridade no campo económico” que pode ser fomentada pelo acordo entre o Mercosul e a União Europeia, afirmando que esta “não é uma negociação fácil”, mas que é um impulso determinante no que toca à união entre os dois continentes.

Partilhe: