Assinado Acordo Sede entre OEI e Portugal

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e o Secretário-Geral da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), Paulo Speller, assinaram, no dia 4 de outubro, o Acordo Sede entre a OEI e Portugal.

Com a assinatura deste Acordo Sede, Lisboa passará a contar com um escritório/delegação da OEI, em data a anunciar brevemente, localizado no edifício do Ministério da Educação, na Avenida 5 de Outubro.

No seu discurso, Augusto Santos Silva referiu que ficará assim colmatada uma falha: Portugal era o único Estado membro da OEI que não dispunha de um escritório desta organização que reúne mais de 800 mil pessoas que falam português e espanhol e cujo trabalho cumpre um excelente papel nas relações educativas, científicas e culturais entre os países ibero-americanos.

Paulo Speller, anunciou que Andorra, onde um terço da população fala português, será muito em breve membro da OEI.

Na cerimónia estiveram presentes o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Rodrigues. Assistiram à assinatura os Embaixadores de Espanha e dos Países da América Latina acreditados em Lisboa bem como o Vice-Presidente e a Secretária Geral da Casa da América Latina.

A OEI é um organismo internacional de carácter governamental para a cooperação entre os países iberoamericanos nos campos da Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura, no contexto do desenvolvimento global, da democracia e da integração regional. Os Estados membros de pleno direito e observadores são todos os países iberoamericanos que compõem a comunidade de nações integrada pela Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Partilhe: