Concerto assinala Dia Internacional da Erradicação da Pobreza na Igreja de São Roque

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa apoia a realização do concerto denominado “Urban Urbe”, composto pelo Maestro Daniel Schvetz, no dia 14 de outubro, pelas 21h30, na Igreja de São Roque em Lisboa. A entrada é livre.

A organização desta “cantata urbana” surge no âmbito das celebrações que a instituição promove anualmente em torno do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza e dos Sem Abrigo (17 de outubro).

“Umbra Urbe – Sombras da cidade” é uma recriação poético/musical sobre a marginalidade, explorando a figura do sem abrigo, e a multiplicidade de significados que a mesma tem capacidade de evocar.

Propõe-se a reflexão em torno das profundas assimetrias, das nossas múltiplas e variadas sociedades, que tanto se observam no acesso à medicina, à educação, ou a recursos essenciais como a água, a alimentação ou mesmo um ar livre de poluição, num planeta em que se deitam ao lixo milhões de toneladas de comestíveis por dia.

Coabitam, neste objeto performativo, “a poesia, a dança, a música, a imagem, a eletrónica, as geografias do quotidiano do sem abrigo, as múltiplas ambiências duma grande metrópole, as suas maravilhas, as suas falhas, o seu tremendo barulho, o seu profundo silêncio, as multidões que a habitam, a profunda e desconhecida solidão”, como explica o maestro Daniel Schvetz.

Partilhe: