“Argentina – Uma Economia a Explorar” na Fundação AIP

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

12 de julho
9h30
Fundação AIP

Programa e inscrições aqui

A Fundação AIP organiza o workshop “Argentina – Uma Economia a Explorar” no próximo dia 12 de julho, pelas 9h30, no espaço da fundação. Contando com o apoio da Casa da América Latina (CAL), o evento que tem como objetivo promover o investimento por parte das empresas nacionais neste país.

Oscar Armando Moscariello, Embaixador da Argentina em Portugal, vai traçar a importância da economia argentina como uma das mais diversificadas da América Latina. O Comércio e o Investimento são os setores prioritários para investimento que vão ser abordados por Cláudio Correia, presidente da Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria.

A crescente abertura deste mercado ao exterior será ainda o tema da intervenção de Filipe Vasconcelos Romão, presidente da Câmara de Comércio Portugal Atlântico Sul, explorando algumas das iniciativas de apoio à promoção das relações bilaterais. Como estudo de caso será exposta a experiência da empresa portuguesa EST na Argentina, tendo como porta voz o seu administrador, Mário Rodrigues.

A Argentina é um país que volta a abrir-se ao comércio internacional, que já representa 29,8% do seu PIB (OMC média de 2012-2014). Uma das medidas anunciadas pelo novo Governo, que tomou posse em dezembro passado, foi o aprofundamento das relações comerciais entre a Argentina e os seus principais parceiros económicos, sendo que neste contexto foram reabertas as negociações para um acordo com a União Europeia.

Sendo a terceira maior economia da América Latina (depois do México e do Brasil), o país possui um PIB per capita que se encontra entre os mais elevados na América do Sul, com uma perspetiva de crescimento de 3,5% em 2017, boas infraestruturas e uma população com um elevado nível de literacia.

Partilhe: