Novo Canal do Panamá abre a 26 de junho

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

O administrador do Canal do Panamá, Jorge Quijano anunciou a inauguração do projeto de ampliação do Canal do Panamá para o próximo dia 26 de junho.

Após 10 anos de trabalhos de escavação, o canal foi concluído a 10 de outubro de 1913. Uma vez concluídas as obras, o canal entrou finalmente em atividade a a 15 de agosto de 1914, constituindo uma maravilha tecnológica.

Desde que o Panamá assumiu o controle do canal em 1999, cerca de 5% do comércio mundial passa pelas suas comportas. O canal teve cerca de 1,6 bilhões de dólares de lucro, antes dos impostos no ano passado, sobre um faturamento de 2,4 bilhões de dólares, e corresponde a 10% da produção económica do país.

A obra do projeto de ampliação, que exigiu a construção de várias eclusas, permitindo a passagem dos navios pós-panamax (os maiores do mundo), teve inicio em 2007, com um orçamento inicial de 5,25 bilhões de dólares. Deveria estar pronta em outubro de 2014, mas, devido a vários problemas, foi atrasada cerca de um ano.

O Canal do Panamá, agora mais profundo e mais largo, permitirá a passagem de navios ainda maiores, com até três vezes a capacidade dos que atualmente usam a rota. As autoridades do Panamá preveem que o canal aumentará a tonelagem anual, que dá vazão a mais de 600 milhões de toneladas em 2025, das 333,7 milhões de toneladas atuais.

Partilhe: