Teresa Ribeiro em Conferência na Universidade ORT Uruguai

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Por ocasião da visita da secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, ao Uruguai durante as celebrações da Semana de Portugal, realizou-se a conferência “Os Novos Desafios da Cooperação para o Desenvolvimento” na Universidade ORT. O evento, que decorreu no dia 25 de abril, teve como oradora da secretária de Estado portuguesa.

Apresentada por Javier Bonilla Saus, Coordenador Académico de Estudos Internacionais daquela instituição, Teresa Pereira partilhou com os presentes as linhas estratégicas orientadoras para a cooperação internacional e a posição do Estado português nesse sentido, começando por afirmar que “esta mudou completamente nos últimos anos”, com o surgimento do que chamou “novas doenças”, dando o exemplo do terrorismo e das problemáticas relativas ao clima, à situação dos refugiados e às migrações.

“As soluções nacionais já não são suficientes, e isso obriga-nos a ser mais articulados nas respostas que queremos dar a esses desafios”, garante, “temos de ser mais coordenados” defendendo a existência de uma “sociedade em rede”.

As mudanças surgiram, segundo a secretária de Estado, a partir de três pilares fundamentais estabelecidos em 2015: a Conferência de Adis Abeba, o estabelecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados em setembro passado nas Nações Unidas, e a aprovação do Acordo do Clima em Paris.

Teresa Ribeiro defende um modelo de desenvolvimento sustentável com soluções não impostas, mas sim, “objeto de criação dos países”, afirmando ainda que a “visão assistencialista” da cooperação deve ser substituída por outra “muito mais assente no investimento e no comércio”. “Precisamos de todos e também do sector privado. E temos de conseguir que este participe, porque lhe interessa” salientou.

Assista aqui ao vídeo:

Partilhe: