IHMT e Fiocruz lançam Programa Internacional de Doutoramento TropGlob

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Brasil, lançaram um novo programa internacional de doutoramento em Doenças Tropicais e Saúde Global (TropGlob). O IHMT aceita candidaturas, acompanhadas de carta de motivação dirigida ao coordenador do curso, a partir do dia 7 de maio de 2016.

O TropGlob combina abordagens integradas de investigação básica, translacional e implementacional nas áreas de Microbiologia e Parasitologia Médica, Saúde Pública global, desenvolvimento e avaliação em saúde. Os alunos entrarão no programa através do IHMT ou da Fiocruz, sendo a mobilidade uma das características importantes do mesmo.

Através de estratégias de formação e de uma estrutura flexível com cursos básicos, módulos opcionais e rotações temáticas dentro das instituições que colaboram com o programa, capacitará os alunos para o reforço da sua competitividade internacional.

Segundo Henrique Silveira, coordenador do programa, o objetivo é “formar os melhores e mais aptos cientistas e profissionais na área da medicina tropical e saúde global, que sejam capazes de liderar e influenciar a solução de problemas globais de saúde, intervindo local, regional e globalmente, contribuindo para uma melhor saúde de todos os indivíduos.”

Destinando-se a graduados nacionais e estrangeiros na área das ciências da vida, “o Programa Doutoral em Doenças Tropicais e Saúde Global em colaboração com a Fiocruz, Brasil, tem como objeto de estudo os problemas globais de saúde e em particular dos países da CPLP. Este foco geopolítico não pretende limitar a abrangência científica dos seus doutorandos, mas servir como uma mais-valia no reconhecimento pela comunidade científica internacional”, salienta Henrique Silveira.

Fonte

Partilhe: