Abril traz 4ª Mostra de Cinema Dominicano em Lisboa

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Acontece em Lisboa, entre os dias 7 a 10 de abril, a 4ª Mostra de Cinema Dominicano, promovida pela Embaixada da República Dominicana em Lisboa e pela Direção Geral de Cinema da República Dominicana. Será apresentado, por cada dia da mostra, um filme da cinematografia contemporânea deste país no Cinema City Alvalade, a partir das 19h30. A entrada é gratuita.

A abertura faz-se com o filme La Gunguna (2015), do realizador Ernesto Alemany, ao qual foram atribuídos 15 prémios nos La Silla Awards (concedidos pela Asociación Dominicana de Profesionales de la Industria del Cine), incluindo os de melhor guião, diretor, desenho de produção e direção de arte. Esta película conta as histórias por trás da pistola calibre 22 que traz má sorte a quem a possuir – a legendária ‘gunguna’.

Tú y yo (2014), dos realizadores Natália Cabral e Oriol Estrada, chega no segundo dia. Numa mistura entre o documentário, a comédia e o drama, a história gira em torno de La Doña e a empregada Aridia e a relação de tensões vividas no quotidiano de uma casa isolada em Santo Domingo.

No dia 9, uma outra comédia dramática – La Familia Reyna (2015), do diretor Tito Rodríguez. O protagonista é um jovem trabalhador, empresário e chefe de duas famílias. Bem sucedido na agricultura, é o dono de todo o Vale de Constanza, mas tende, no entanto, a ser um marido e pai ausente.

O documentário La Montaña (2013), dos diretores Tabaré Blanchard e Ivan Herrera, fecha a mostra. Se por um lado o filme ilustra o caminho árduo de três alpinistas na primeira expedição dominicana ao cimo do monte Everest, o contraste surge nas imagens das terras baixas do Caribe, onde três crianças dominicanas, filhas de pescadores, iniciam o seu próprio desafio de escalar a montanha mais alta da ilha.
Todos os filmes têm legendas em português.

Mais informação aqui.

Partilhe: