Andorra la Vella, Capital Ibero-americana da Cultura 2016

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

[Artigo escrito pela Comú d’Andorra la Vella]

A capital do Principado de Andorra será a Capital Ibero-americana da Cultura em 2016. Andorra la Vella é, por si só, uma cidade com uma atividade cultural intensa. O desafio no âmbito da efeméride pretende reforçar a programação em quantidade e qualidade, e dotá-la, se possível, de maior diversidade.

A Cònsol Major Conxita Marsol (presidente da Câmara Municipal), juntamente com o Ministro dos Assuntos Exteriores de Andorra, Gilbert Saboya, e o Embaixador de Andorra em Portugal, Jaume Serra, deslocou-se no passado dia 18 de fevereiro à Casa da América Latina de Lisboa, capital cultural ibero-americana no próximo ano, para divulgar em primeira mão o programa que acaba de ser apresentado oficialmente (29 de fevereiro).

A intenção é projetar as associações culturais e potenciar a cultura popular. Neste sentido, no passado mês de dezembro, a UNESCO reconheceu as fallas, festas do solstício de verão de Andorra, como património imaterial da Humanidade. Não queremos que o evento se resuma apenas a Andorra. Gostaríamos que a capital cultural fosse uma oportunidade para mostrarmos no estrangeiro o nosso potencial turístico e cultural. Importa destacar que Andorra la Vella é a capital de um país que recebe, tal como Lisboa, milhões de turistas por ano.

O lema do evento parte da fusão de culturas, à qual, com um jogo de palavras, se adicionam prefixos para a complementar: para difundir a cultura, para introduzir a cultura através de uma transfusão, ou bebê-la como uma infusão. O programa, que está aberto à incorporação de novos projectos ao longo do ano, inclui já propostas públicas e privadas, não excluindo nenhuma disciplina artística.

A colaboração entre Andorra la Vella e Lisboa ganhou uma nova forma, tendo a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, reunido com a Cònsol Major Conxita Marsol, e oferecido um concerto do fadista Ricardo Ribeiro a ter lugar em Andorra, em outubro, numa noite reservada ao fado e à cultura portuguesa. Andorra la Vella retribuirá, em 2017, este gesto de generosidade.

www.capitalcultural.ad

Partilhe: