Barack Obama visita Cuba em março

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

O Presidente dos Estados Unidos visitará Havana, entre os dias 21 e 22 de março deste ano, naquela que é considerada já uma deslocação histórica. O encontro de Obama com o Presidente cubano, Raúl Castro, será um ponto alto no processo de restabelecimento das relações entre os dois países, que iniciou em dezembro de 2014.

“No próximo mês, visitarei Cuba para promover os nossos progressos e esforços que podem melhorar a vida do povo cubano. Ainda temos divergências com o Governo cubano, que abordarei diretamente. A América irá sempre defender os direitos humanos em todo o mundo.” As palavras são do líder norte-americano na passada quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

As relações diplomáticas entre Cuba e os EUA foram reforçadas no último ano, após cinco décadas de sanções, com a reabertura das respetivas embaixadas, a assinatura de acordos comerciais e a negociação de medidas que englobam, por exemplo, os voos comerciais.

O vice-conselheiro de segurança nacional, Ben Rhodes, salienta a defesa do levantamento do embargo a Cuba pelo Congresso norte-americano como motivo principal desta deslocação. “Em última análise, acreditamos que o Congresso deve levantar um embargo que não está a contribuir para o bem-estar do povo cubano nem para os direitos humanos e deve acabar com as restrições onerosas que têm como objetivo ditar aos americanos para onde eles devem ou não devem viajar.”

Contudo, as preocupações dos EUA com a situação dos direitos humanos em Cuba mantém-se: “Apesar de não querermos impor uma mudança a Cuba, acreditamos que Cuba sairá beneficiada quando o povo cubano puder exercer os seus direitos universais”, prossegue Ben Rhodes.

Partilhe: