Paraguai representado no 3º Festival PLAY no São Jorge

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

O Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil de Lisboa (PLAY), que conta já com 3 edições, apresenta, no próximo dia 20 de fevereiro, o filme paraguaio “Landfill Harmonic”. A sessão, indicada para crianças a partir dos 10 anos, tem início às 15h00 no cinema São Jorge.

“Landfill Harmonic” ou “Uma Orquestra Especial” conta a história da Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura, um grupo musical de jovens do Paraguai, que vivem ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul. Esta orquestra improvável toca música em instrumentos feitos inteiramente de lixo. O filme é um testemunho do poder transformador da música e da resistência do espírito humano face às adversidades.

O filme paraguaio de 2015 é legendado em português e retrata as vivências numa das mais pobres favelas da América Latina – Cateura, que se apresenta como a lixeira da cidade de Assunção (capital da República do Paraguai). Mais do que viver num mar de lixo, os habitantes vivem dele, aproveitando os detritos expelidos pelos camiões para o seu sustento diário.

Não tendo recursos para adquirir instrumentos musicais para as crianças, Cola – o “génio” recoletor da favela, e o músico Favio Chávez decidiram transformar os objetos encontrados no aterro. Assim, violinos e violoncelos nasceram a partir de barris de óleo, flautas de garrafas e colheres, e guitarras de caixotes em madeira. Com os esforços e apoio da comunidade conseguiram reunir uma das mais improváveis orquestras do mundo.

Apesar de muito pobres, as 2.500 famílias de Crateura orgulham-se da sua cultura, mantendo uma atmosfera vibrante que dá azo a fortes laços de amizade, mas também rivalidades. As histórias dos personagens deste filme são pautadas muitas vezes pela violência, consumo de drogas e álcool, destruição, enquanto se esforçam por manter a dignidade.

O trailer do filme e mais informações podem ser consultados no site oficial do filme: www.landfillharmonicmovie.com

O Festival PLAY, a decorrer no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, engloba uma seleção de 100 filmes originários de todo o mundo, nos formatos de curta e longa-metragem. “Promover o cinema para crianças e jovens e criar em Lisboa uma montra de cinema internacional para os mais jovens” é a intenção da organização do evento que se prolonga até dia 21 de fevereiro.

Toda a informação relativa ao festival pode ser consultada através do link: www.playfest.pt/o-festival

Partilhe: