CAL apoia Feira Internacional do Artesanato 2016

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Feira Internacional do Artesanato (FIA) 2016 realiza-se de 25 de junho a 3 de julho na FIL, no Parque das Nações. Sendo o palco da maior festa intercultural na Península Ibérica e a segunda da Europa, a FIL organiza, com o apoio do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a 29ª edição do certame que todos os anos recebe milhares de visitantes de todo o país.

Contando com o apoio e participação de vários municípios e entidades regionais de turismo, esta feira traz à capital, durante nove dias, profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, agentes da área da gastronomia tradicional, bem como interessados no artesanato enquanto manifestação cultural.

Estarão em destaque na FIA 2016 o Espaço Design Nacional by LXD – Lisboa Design Show, que irá promover peças de joalharia, vestuário, calçado, mobiliário, entre outros, de origem nacional; a Semana da Gastronomia Tradicional, que salienta o atrativo turístico-cultural da gastronomia e vinhos de Portugal; o 3º Festival de Carnes Portuguesas Certificadas (DOP); e o Mercado da Cerveja Artesanal.

O evento contou, no ano passado, com a participação de mais de 40 países, mais de 600 expositores, estando representados os cinco continentes. Esta que é uma festa intercultural, foca-se na divulgação dos traços culturais dos países e regiões, tendo todos os anos um país convidado (em 2015 foi Timor Leste), à volta do qual se centram atenções especiais.

No programa da FIA constam exposições temáticas, prémios e concursos organizados pela FIL, ateliers, workshops, atuações musicais, jogos tradicionais e conferências. Os visitantes poderão conhecer e adquirir as mais tradicionais, originais e contemporâneas peças de artesanato nacional e internacional, podendo inclusive assistir a artesãos a trabalhar ao vivo.

A FIA 2016 assume-se como “uma plataforma de excelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais por via do artesanato, da gastronomia, das atividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local”, tendo aperfeiçoado, ao longo dos seus 28 anos de história, a simbiose entre economia e cultura, tradição e inovação.

Para mais informações e inscrição aceda ao site do evento: www.fialisboa.fil.pt ou contacte a organização pelo email: cassilda.matias@aip.pt

Partilhe: