Lisboa eleita Capital Ibero-americana da Cultura 2017

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

Lisboa apresentou, no dia 2 de fevereiro, a candidatura a Capital Ibero-americana da Cultura em 2017, na qualidade de membro da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). A decisão resultou da aprovação por unanimidade da Câmara Municipal de Lisboa que assim vai assegurar o programa. A proposta de Lisboa foi aceite, devendo ser formalmente ratificada em junho de 2016, na cidade de La Paz, na Bolívia.

A programação da Capital Ibero-americana da Cultura ficará a cargo das instituições culturais da Câmara de Lisboa, como é o caso da Casa da América Latina (CAL) e EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa). O programa e a coordenação global do evento será assegurada pelo gestor cultural António Pinto Ribeiro.

A autarquia salienta este “acontecimento” como um “mote para a promoção de um ano artisticamente inovador”, que irá não só valorizar as relações entre as cidades da Europa e das Américas, mas também a “existência de uma produção atual, artisticamente diferenciada e intrinsecamente plural”.

Lisboa sucede a outras cidades das Américas Central e do Sul, bem como de Espanha, que nos últimos anos foram responsáveis pela realização desta iniciativa. A nota da Câmara refere ainda que todas as instituições culturais do município estão convidadas a participar na iniciativa.

Partilhe: