Colômbia, um Puma do Pacífico

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

[Opinião de Pedro Silva, Sub-director Negócio Internacional América Latina do Novo Banco]

Não é por acaso que a Colômbia é conhecida como “El Dorado”; este epíteto é-lhe atribuído pela sua capacidade lendária de atrair povos na descoberta das suas riquezas naturais. Atualmente com cerca de 48 milhões de habitantes e cerca de 12 vezes o tamanho de Portugal, continua a ser um país de oportunidades. Considerado pela Fundação Bertelsmann como um de Los Pumas del Pacífico em paralelismo com os Tigres da Ásia, pela dinâmica de crescimento da sua economia, apresentou um crescimento médio de 5% nos últimos 10 anos (2004-2014) e com perspetivas de continuar a crescer na próxima década a um ritmo de mais de 3% ao ano. O consumo deverá crescer a uma taxa média de 4,5% e investimento fixo bruto de 6,4% até 2018.

O Acordo de Livre Comércio com a União Europeia (em vigor desde Agosto de 2013) e Acordo de Dupla tributação com Portugal (em vigor desde Janeiro 2015) permitem facilitar e promover os negócios entre Portugal e Colômbia. A taxa de crescimento médio anual (2011-2014) das exportações portuguesas foi de 50% com o número de empresas exportadoras de mercadorias a aumentar de 169 (2011) para 549 (2014). Só de 2013/2014, as exportações cresceram 57%. Os bens submetidos a restrições necessitam de cumprir requisitos de licenciamento prévio, autorização e registo sanitário junto das diversas entidades competentes: INVIMA – Instituto Nacional, de Vigilância de Medicamentos y Alimentos (ex.: produtos alimentares, registo de medicamentos, etc…), e ICA – Instituto Colombiano Agropecuário (ex.: Produtos de origem animal e plantas, etc…).

Dos setores de atividade com mais oportunidades/investimentos previstos mais significativos, destacam-se a de Infraestruturas (Aeroportuárias – 1,8milMioUS$; Viárias – 48,2milMioU$ e Fluviais – 1,3milMioUS$), Energia (Geração – 103 projetos e Transmissão – 13 projetos) e Serviços (IT, BPO, ITO, Serviços Partilhados).

Pela sua beleza natural, a Colômbia em sido um país de destino turístico, tendo atraído mais de 4 milhões de viajantes em 2014, quando em 2012 não atingiam os 3,5 milhões. E deixo-lhe aqui uma nota pessoal, é um país que vale bem a pena visitar.

Pedro Silva, Sub-director Negócio Internacional América Latina

Partilhe: