“Um palco sobre o Atlântico” na CAL

Etiquetas: , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

21 de janeiro a 1 de abril
Casa da América Latina

A Casa da América Latina organiza, em parceria com o Museu Nacional do Teatro e da Dança, a exposição Um Palco sobre o Atlântico, que estará patente na Casa da América Latina entre 21 de Janeiro e 1 de Abril de 2016.

Através de fotografias, recortes de jornais e outros materiais, a exposição procura retratar a presença dos atores portugueses em palcos do outro lado do Atlântico – nomeadamente em países como o Brasil, a Argentina ou o Uruguai – no início do século XX.

A exposição surge na sequência do trabalho desenvolvido para a És Cena – 2ª Mostra Latino-americana de Teatro, que arrancou precisamente com a conferência Um Palco Sobre o Atlântico, proferida por José Carlos Alvarez, director do MNTD e curador desta exposição.

“Durante quase um século, entre 1850 e 1950, praticamente todos os atores e as mais importantes companhias portuguesas de teatro atravessaram o Atlântico. A sua presença, tanto nos palcos do Brasil, da Argentina ou do Uruguai, como na sociedade brasileira, foi quase constante, implicando que uma parte, às vezes substancial, das suas carreiras artísticas e das próprias vidas se passasse dentro dos grandes transatlânticos, que nesses anos cruzavam aquele imenso oceano. Com esta exposição pretende-se evocar este permanente vai e vem, que caracterizou a vida teatral portuguesa desse tempo e que consolidou, talvez como nunca antes, as relações culturais e artísticas entre estas duas nações.”

Galeria de fotos

Partilhe: