Reunião de Arquivos Diplomáticos Ibero-Americanos

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Lima, Perú

Teve lugar nos dias 22 e 23 de Outubro, em Lima (Perú), a XVII reunião da rede RADI, grupo que surgiu no âmbito da Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo (1997) para estimular uma maior cooperação entre os arquivos diplomáticos, fomentando práticas e projectos comuns no sentido de preservar a memória das relações internacionais.

A reunião contou com representantes da Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, República Dominicana e das Honduras. Na qualidade de país observador esteve presente o Embaixador do Haiti na Cidade do México.

Durante os 2 dias de trabalhos foram apresentados os projetos financiados pela RADI e os projetos em curso de valorização de fundos arquivisticos. Foram analisados os orçamentos de 2014 e 2015, bem como foram revistos os Planos Operativo e Estratégico.

Os representantes junto da RADI decidiram criar o “Premio RADI à la Investigación” tendo por base o Prémio Genaro Estrada (México) e o Prémio Científico Mário Quartin Graça da CAL. Um grupo de trabalho irá apresentar uma proposta de regulamento.

Na reunião, e de modo a operacionalizar a forma de funcionamento, foi adotado o modelo de funcionamento estabelecido na “Bases de Operación” dos programas ibero-americanos. Assim a RADI terá uma Presidência, cuja escolha recaiu no Uruguai e uma Unidade Técnica.

A próxima reunião terá lugar em 2016 na Colômbia.

O objectivo da Rede centra-se na cooperação em matéria de organização, conservação e utilização dos sistemas de arquivo, no âmbito de uma documentação com características próprias, que se prende nomeadamente com questões de segurança, por forma a melhor servir cada uma das instituições e os utilizadores tanto nacionais como estrangeiros, estimulando a investigação e o estudo das relações internacionais.

Partilhe: