Cultura Cubana debatida na FCSH

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

O Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da FCSH-UNL, com o apoio da Casa da América Latina e a Embaixada de Cuba, organiza no próximo dia 16 de Outubro, a partir das 14h00, a conferência “Cultura cubana: desafíos actuales”.

A sessão, de entrada gratuita, vai contar com a participação de Omar Valiño Cedré, professor na Universidad de las Artes, em Havana. Nela, serão apresentados e debatidos alguns dos principais desafios no panorama cultural de Cuba.

Omar Valiño Cedré é ensaísta e crítico cultural especializado em teatro. É também professor auxiliar no Instituto Superior de Arte da Universidad de las Artes (Havana, Cuba), director da Editora Tablas-Alarcos (especializada nas artes cénicas) e director da revista Tablas.

É responsável por cerca de uma dezena de edições, entre as quais “Notas sobre teatro y sociedad” (1994, 2005), “Viajo siempre con la isla en peso. Un diálogo con Alberto Sarraín” (1998, 1999), “Escena cubana actual: oscilaciones. Notas sobre teatro, institución y espacio social (2001)” ou “Rieles. Teatro en torno a Camagüey (2014)”.

Ao longo da sua carreira foi galardoado com diferentes prémios, entre eles o Premio Nacional de la Crítica Teatral «Mario Rodríguez Alemán» (1995, 1997, 1999), o Prémio Nacional de Periodismo Cultural (1998) ou o prémio Memoria (testimonio, 2000). Já leccionou em países tão distintos como Dinamarca, Egipto, Nicarágua, Panamá ou Polónia.