Chilena descobre um novo planeta

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

Depois de oito meses com os olhos postos no céu, a astrónoma chilena Maritza Soto, de apenas 25 anos, descobriu um novo planeta: chama-se HD 110014c e orbita em torno da estrela HD 110014.

A descoberta foi publicada na revista científica da Royal Astronomical Society de Londres, onde se explica que este planeta está a uma distância de 293 anos-luz da Terra e tem uma massa pelo menos três vezes maior que a de Júpiter – um valor aproximado, uma vez que é impossível determinar exactamente qual a massa real do planeta.

Maritza Soto salienta o facto de os cientistas da América Latina poderem partilhar descobertas com astrónomos mais conhecidos, muito graças à enorme quantidade de telescópios e observatórios internacionais instalados no Chile. As montanhas do país, que ganharam a alcunha de ‘olhos do mundo‘, oferecem condições de excelência para a observação dos céus.

A astrónoma e a sua equipa vão continuar tentar encontrar novos planetas próximo de outros tipos de estrelas, na esperança de fazer novas descobertas.

Partilhe: