Papa visita América Latina

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

O Papa Francisco já está no Equador, onde inicia uma visita à América Latina. A visita papal – a maior de sempre do pontificado de Jorge Bergoglio – decorre até domingo e vai passar pelo Equador, Paraguai e Bolívia, perfazendo um total de 24 mil quilómetros.

Durante a sua estadia no Equador, que dura até quarta-feira, Jorge Bergoglio visitará Quito e Guayaquil. Seguem-se as cidades de La Paz e Santa Cruz na Bolívia e Assunção e Caacupé no Paraguai. No decurso da sua visita, o Papa vai encontrar-se com os presidentes Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Horacio Cartes (Paraguai) e vários outros dirigentes.

Na viagem ao continente em que boa parte da população é católica (os números falam em cerca de 80% de crentes), o pontífice fará 22 discursos e subirá sete vezes a bordo de um avião para percorrer 24 mil quilómetros.

Ao todo, irá presidir a cinco missas ao ar livre, que deverão contar com um a dois milhões de pessoas cada. Na missa final, em Nu Guazu, em Assunção, as autoridades aguardam a presença de um milhão de fiéis da Argentina, do Uruguai e do Brasil.

De acordo com a informação veiculada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a participação da Igreja Católica no “debate democrático”, o respeito “pela identidade cultural de cada país”, a protecção do ambiente e das famílias “que sofrem”, especialmente as famílias monoparentais, são temas que o papa vai abordar neste périplo pela América Latina.

Este é o segundo regresso de Jorge Bergoglio ao continente natal desde o início do seu papado. O Papa deslocou-se ao Brasil, em julho de 2013, para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). Em Setembro, Francisco regressa à América para visitar Estados Unidos e Cuba.

Partilhe: