Cooperação agro-alimentar entre Portugal e Cuba reforçada

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Nuno Vieira e Brito, Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, está esta semana em Cuba acompanhado por um conjunto de empresas nacionais que promoverão os produtos portugueses em Havana.

Do vinho aos queijos e bolachas, das massas ao azeite, serão vários os produtos agro-alimentares apresentados ao povo cubano. A iniciativa inclui mostra de produtos, showcookings e ainda sessões de degustação da gastronomia portuguesa.

Na agenda desta deslocação destaca-se também a assinatura de dois memorandos com o Governo de Cuba, no âmbito da sanidade animal e da sanidade vegetal, que reforçam a cooperação agro-alimentar entre os dois países.

“Existe uma dinâmica muito interessante nas relações entre Lisboa e Havana e este dinamismo reflecte-se no sector agro-alimentar”, disse o Secretário de Estado.

Na opinião de Nuno Vieira e Brito, estes entendimentos bilaterais constituem “um importante passo para a facilitação das relações comerciais agro-alimentares entre os dois países e uma janela de oportunidade para as empresas nacionais que recentemente foram certificadas para exportar para Cuba”.

Recorde-se que no início deste ano, cerca de 20 empresas do sector foram autorizadas a exportar produtos de origem animal e vegetal para esta ilha das Caraíbas – lacticínios, carne de porco ou aves de produção, conservas, entre outros.

Partilhe: