A Casa da América Latina na Blue Week Lisbon

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Casa da América Latina marcou presença no Blue Business Forum, que decorreu nos dias 4, 5 e 6 de Junho, no âmbito da Blue Week Lisbon promovida pelo Ministério da Agricultura e Pescas, Fundação AIP e por muitos outros parceiros, na Feira Internacional de Lisboa. Ao longo de três dias, o fórum de discussão recebeu dezenas de governantes, empresários e especialistas mundiais que ali se apresentaram para discursar e reflectir sobre a importância do mar nos dias de hoje.

Destaque também para a presença do primeiro ministro Pedro Passos Coelho e da ministra Assunção Cristas. Durante a sua intervenção, a Ministra da Agricultura e do Mar destacou a relação umbilical do país com o mar, ressalvando que a proximidade do país com o Atlântico ainda hoje é basilar para a economia do país.

Já Pedro Passos Coelho, que discursou ao lado do seu homólogo vietnamita Nguyen Tan Dung, ressalvou ainda que “o desenvolvimento económico tem que estar a par dos desafios ambientais e ter em conta a protecção e a segurança marítima”.

Os três dias do fórum foram preenchidos com outras palestras, conferências ou workshops nas mais variadas áreas. Convidado a intervir sobre a relação do seu país com o mar, ou a ausência dele, o Embaixador do Paraguai em Portugal, referiu a importância da água na economia paraguaia, o elevado crescimento desta economia nos últimos anos, um país com a menor pressão tributária da América Latina, com uma população jovem e qualificada e a importância de participar nestes eventos internacionais. “Paraguai é um player internacional e nestes eventos onde se abordam temas inovadores e de relevância para a humanidade, tínhamos de estar presentes.”

De um lado, empresas ligadas às conservas e transformação de pescado, as companhias energéticas, empresas de transporte marítimo e fluvial como o Grupo ETE ou até municípios próximos do mar. Do outro, contavam-se universidades, laboratórios dedicados à exploração das águas profundas e alguns empreendimentos ligados à restauração. Todos quiseram marcar presença no fórum com vista à internacionalização e ao apoio externo.

Para a história ficam uma série de reflexões económicas, estratégicas e políticas que o Blue Week Lisbon trouxe para cima da mesa, e que vão certamente ser úteis a Portugal, numa altura em que o país discute a expansão da sua plataforma continental.

Galeria de fotos

Partilhe: