CAL marca presença na Go Abroad Week do ISCTE

Etiquetas: , , , ,
___________________________________________________________________________________

A pensar nos estudantes que procuram uma experiência de trabalho a nível internacional, o ISCTE (em Lisboa) acolheu entre os dias 20 e 23 de Abril a ‘Go Abroad Week’, um ciclo de conferências onde foram apresentadas oportunidades de estágios e emprego em diferentes regiões do globo, a saber, América, Europa, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Ásia.

Cristina Valério, coordenadora de programação económica e empresarial da Casa da América Latina (CAL), foi uma das oradoras convidadas. Na sua intervenção, lembrou o bom momento que a América Latina atravessa e que “há muito que deixou de ser um problema para passar a fazer parte da solução para a crise mundial”. Por isso mesmo, a coordenadora acredita que esta região “apresenta diferentes desafios nos sectores das infra-estruturas, comércio e indústria”.

Contudo, a coordenadora da CAL deixou um aviso aos futuros emigrantes presentes na audiência: “é difícil encontrar estágios profissionais nestes países, alugar casa também não é barato, e o ideal será tentar um estágio através de uma empresa portuguesa já instalada na região, um contacto a partir de uma Universidade, ou até mesmo através da embaixada ou da CAL”.

Para Mateus Folque (director para a América Latina da LCG), que discursou pouco depois, estas dificuldades podem e devem ser ultrapassadas, uma vez que “o contacto com estes países constitui uma experiência única e inesquecível. E para se trabalhar com estes mercados, exportar ou investir, é muito importante conhecer a realidade e o povo com quem se trabalha”.

Partilhe: