Alunos da Universidade Paris-Sorbonne na CAL

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

“América Latina, uma oportunidade” foi a frase que deu o mote para o encontro de cerca de trinta estudantes da universidade Paris-Sorbonne com representantes das embaixadas do Peru e do Brasil, do ISCTE e da Casa da América Latina, que decorreu na tarde de segunda-feira, dia 16 de março, na Casa da América Latina.

Ao longo de duas horas, os estudantes puderam conhecer melhor a realidade económica e empresarial da América Latina. Maria Xavier e Cristina Valério, respectivamente coordenadoras da programação cultural e económica da Casa da América Latina, apresentaram a missão e os objectivos estratégicos da CAL, reforçando a importância de estreitar as relações entre a Europa e a América Latina.

Opinião semelhante tem Ana Mónica Fonseca, investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, que na sua intervenção lembrou que “apesar do contexto de crise na América Latina, as exportações portuguesas para a região têm crescido e ascendem aos 3 mil milhões de euros anuais, correspondentes a cerca de 4,5% da balança comercial portuguesa”.

Apesar de este número poder ser considerado baixo, a investigadora acredita que “há margem para o crescimento, principalmente se tivermos em conta que países como o Paraguai, Colômbia ou Peru aumentaram o seu investimento em 60% a 300% ao longo dos últimos cinco anos”.

Apesar de se encontrar em contraciclo com o resto da América Latina, o Brasil é para Daniella Xavier, representante da embaixada daquele país, um país atractivo já que “conta com um mercado de cerca de 108 milhões de potenciais consumidores”.

E é precisamente com os consumidores que Juan Luis Kuyeng se preocupa. O peruano, responsável pelo sector económico e empresarial da Embaixada do Peru, ressalva que vivemos “uma mudança de paradigma que é preciso compreender”. Para ele, a proximidade ao cliente e aquilo que sabemos dele são os elementos mais importantes para assegurar uma boa oportunidade – seja na América Latina ou em qualquer outra parte do mundo.

Consulte a galeria de fotografias do evento.