Curso de guionismo resulta em projecto de telenovela

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Profissionais de diferentes áreas e também estudantes participaram na última semana de Fevereiro do curso de guionismo ministrado pela investigadora e guionista brasileira Ana Paula Guedes, na Casa da América Latina. Durante cinco dias consecutivos, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de criação de um projeto de uma telenovela de modelo brasileiro e ainda contribuíram com suas ideias para a concepção de uma novela inédita idealizada para a cultura lusitana.

Nos dois primeiros encontros houve aulas expositivas sobre a história da telenovela no Brasil e explicações mais dirigidas a concepção de uma narrativa seriada de longa duração: a criação dos perfis das personagens e as relações entre eles (protagonistas e coadjuvantes); a construção dos múltiplos enredos (principal e secundários) e a discussão das temáticas inseridas nas diversas tramas paralelas. Já os três dias seguintes foram totalmente dedicados à criação de uma proposta inédita de telenovela para o público adulto, levando em consideração os aspectos técnicos do guionismo e a cultura do telespectador português.

O curso, organizado pela Casa da América Latina, contou com o apoio do Centro de Investigação Media e Jornalismo da Universidade de Lisboa.

Partilhe: