Reunião de Arquivos Diplomáticos Ibero-Americanos

Etiquetas: ,
___________________________________________________________________________________

Teve lugar entre 27 e 29 de Outubro, na Cidade do México, a XVI reunião da rede RADI, grupo que surgiu no âmbito da Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo (1997) para estimular uma maior cooperação entre os arquivos diplomáticos, fomentando práticas e projectos comuns no sentido de preservar a memória das relações internacionais.

A reunião contou com representantes da Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal e Uruguai. Assistiram também representantes diplomáticos da República Dominicana e das Honduras. Na qualidade de país observador esteve presente o Embaixador do Haiti na Cidade do México.

Durante os três dias de trabalhos discutiu-se e aprovou-se o plano estratégico da RADI 2014-2020, que tem como principal eixo de actuação o desenho de um plano de valorização comum dos documentos diplomáticos, nomeadamente a definição de normas comuns para a disponibilização e inventariação da documentação diplomática; bem como uma melhor comunicação e divulgação da missão e do trabalho da RADI.

O Embaixador do Haiti, na sequência da apresentação deste plano, solicitou aos membros da RADI que cooperassem no sentido de enviar cópia de acordos e demais documentos que permitam recuperar o acervo histórico do Haiti, pois 75% dos documentos originais desapareceram no terramoto de 2010.

O objectivo da Rede centra-se na cooperação em matéria de organização, conservação e utilização dos sistemas de arquivo, no âmbito de uma documentação com características próprias, que se prende nomeadamente com questões de segurança, por forma a melhor servir cada uma das instituições e os utilizadores tanto nacionais como estrangeiros, estimulando a investigação e o estudo das relações internacionais.