CCILC organizou encontros com empresas no Norte

Etiquetas: , , ,
___________________________________________________________________________________

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana (CCILC) realizou, de 17 a 19 de Setembro, três encontros empresariais sobre a Colômbia, nas cidades de Viana do Castelo, Amarante e Guimarães. Estes encontros, intitulados Internacionalizar para a Colômbia, destinaram-se a todos os empresários interessados no processo de internacionalização para aquele país e contaram com o apoio das autarquias e associações empresariais locais.

A sessão de abertura coube às autarquias anfitriãs representadas pelos Presidentes dos Municípios de Guimarães (Domingos Bragança) e de Amarante (José Luís Gaspar), sendo Viana do Castelo representada pelo Vice-Presidente Vítor Lemos.

“A Colômbia regista um crescimento económico sustentado há mais de uma década. Acredito que existem oportunidades praticamente para todos os nossos produtos e serviços, especialmente para um país extremamente competente como Portugal”, referiu Rosário Marques, Directora Executiva da CCILC, sublinhando o extraordinário crescimento económico de 5,4% que a economia colombiana apresentou no primeiro semestre de 2014.

José Marques da Silva, CEO da Finance XXI, destacou a importância da Colômbia como porta de entrada no bloco comercial da Aliança do Pacífico, e referiu os sectores com maior potencial para investimento no país. Coube a Maria João Condessa, Partner da MJC Consulting, realçar as oportunidades de financiamento público e principais regiões beneficiárias do novo quadro comunitário de apoio.

O banco Santander Totta explicou as mais-valias existentes da sua plataforma International Desk, apresentadas pelos representantes Fernando Antunes (Viana do Castelo), Ana Liberato (Amarante) e Luís Miguel Jesus (Guimarães). Houve lugar ainda para testemunhos de internacionalização de três empresas locais em cada um dos eventos (Sanitop, Fundição do Alto do Lixa e Grupo Lasanet).

Em Guimarães, o encontro empresarial deu ainda espaço a uma demonstração da gastronomia minhota a cargo do jovem chefe Vítor Adão. Esta demonstração, organizada pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), contou com o apoio da produtora local de vinhos Casa de Sezim.

Estes encontros empresariais integram-se no projecto PROINTER PC – Promoção da Internacionalização Portugal-Colômbia, um programa co-financiado pelo programa COMPETE -Programa Operacional dos Factores de Competitividade ao abrigo do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Partilhe: