Curso sobre realismo mágico português na UNL

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

Foram 20 os participantes no curso livre Realismo mágico português, que se realizou em Julho na Universidade Nova de Lisboa, integrado na Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O curso, leccionado por Isabel Araújo Branco, docente daquela instituição, enquadra-se nas actividades do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da UNL e contou com o apoio da Casa da América Latina.

Durante as aulas foram abordados temas como o conceito de realismo mágico, as origens do realismo mágico português e as relações literárias de Portugal e da América Hispânica, bem como o realismo mágico em obras de José Saramago, Mário de Carvalho, Hélia Correia, Lídia Jorge, João de Melo, José Riço Direitinho, Valter Hugo Mãe e David Machado.

Em concreto, foram referidos traços de realismo mágico em obras como Memorial do Convento (de José Saramago), Casos do Beco das Sardinheiras (Mário de Carvalho), O Meu Mundo Não É Deste Reino (João de Melo), Bastardia (Hélia Correia), O Dia dos Prodígios (Lídia Jorge), A Casa do Fim (José Riço Direitinho), O Remorso de Baltazar Serapião (Valter Hugo Mãe) e O Fabuloso Teatro do Gigante (David Machado).

Partilhe: