InovCluster aposta no mercado da América Latina

Etiquetas: , , , , ,
___________________________________________________________________________________

[Texto de Cláudia Domingues, directora da InovCluster]

Mais de uma dezena de empresários portugueses, associados da InovCluster, pretendem exportar os seus produtos para os países da América Latina, o que os levou a participar nas feiras internacionais Alimentaria México, na Cidade do México, e Alimentec e Corferias, em Bogotá, na Colômbia, que decorreram respectivamente de 3 a 5 de Junho e de 3 a 7 de Junho.

Os empresários nacionais participaram naqueles eventos através da InovCluster, no âmbito do seu projecto de internacionalização para o sector agroalimentar, financiado pelo QREN/POFC. Os vinhos, os queijos, os enchidos, as empadas, os biscoitos tradicionais, o azeite e azeitonas, os enlatados e o bacalhau seco foram alguns dos produtos mais apreciados pelos visitantes e pelos importadores dos dois países.

A presença dos empresários nos dois certames teve como objectivo procurar novos mercados, parceiros e distribuidores junto de territórios com muitos pontos em comum.

No México estiveram presentes as empresas Maria Dias, Lda., Queijaria Almeida, Beira Salgados, Caves Campelo, Quinta da Lixa e Casa Agrícola Rui Batel, bem como empresários do Fundão. Na Colômbia estiveram as empresas AlbiSabores, Dayana, Quinta da Arrancada, a Emcodouro e empresários do Fundão.

A presença portuguesa nestes mercados foi acompanhada pela APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, que promoveu um jantar com sabores portugueses em cada um destes mercados. Em ambos os países os empresários portugueses tiveram também o apoio das Embaixadas Portuguesas locais, das Câmaras de Comércio, da Casa América Latina e da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco e da InovCluster, explicou que com este tipo de iniciativas “estamos a abrir portas para que as empresas possam encontrar novos mercados e se internacionalizem, de forma a conquistarem novos clientes. Os empresários ficaram a conhecer melhor aqueles mercados e garantiram contactos com entidades e distribuidores que agora devem ser trabalhados”.

As primeiras exportações deverão acontecer ainda este ano. Para Setembro está agendada uma visita de importadores mexicanos ao nosso país e em Outubro uma acção promocional de produtos portugueses a realizar em várias cidades da Colômbia.

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro-alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. Para isso estabelece uma plataforma de concertação entre os principais actores deste sector e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização.

Conta com 158 associados, dos quais 120 são empresas e os restantes associações, cooperativas, instituições de Ensino Superior, instituições de I&D ligados ao sector agroindustrial e agroalimentar e vários municípios da região Centro.

Mais informações: geral@inovcluster.pt, ou pelo telefone 272 349 100.

Partilhe: