CCILC em missão empresarial na Colômbia

Etiquetas: , ,
___________________________________________________________________________________

[Texto enviado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana]

A CCILC – Câmara de Comércio e Indústria Luso–Colombiana, realizou uma nova missão à Colômbia, na primeira quinzena de Junho. No âmbito desta missão, realizada ao abrigo do Programa PRO_IDE – Promoção do Investimento Directo Estrangeiro Colombiano em Portugal, aprovado pelo COMPETE, a CCILC organizou seminários em Bogotá, Pereira e Villavicencio nos quais contou com o apoio oficial de várias entidades locais.

Bogotá, 6 de Junho

A capital da Colômbia recebeu neste dia dois importantes eventos para a promoção dos produtos alimentares portugueses. Da parte da manhã, teve lugar no centro de congressos Corferias um seminário sobre a exportação de produtos alimentares para a Colômbia. Inserido na Feira Alimentec este evento contou com a presença do Embaixador de Portugal na Colômbia, João Ribeiro de Almeida, que deu as boas vindas aos participantes.

Rosário Marques, Directora Executiva da CCILC, falou sobre as oportunidades de negócios entre os dois países, a que se seguiu um testemunho sobre produtos portugueses por parte de José Borralho, Presidente da APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia. Os diferentes passos e cuidados a ter nos processos de importação para a Colômbia foram o tema da palestra de Enrique Álvarez da Lloreda e Camacho Abogados.

Ao final do dia decorreu na capital colombiana um jantar demonstrativo da gastronomia portuguesa. O evento realizou-se no Hotel Pestana e foi organizado pela APTECE e pelo InovCluster com o apoio da CCILC.

Pereira, 9 de Junho, e Villavicencio, 11 de Junho

Nestes dias, a CCILC organizou dois seminários. Ambas as iniciativas decorreram nas instalações das Câmaras de Comércio das respectivas localidades e contaram com uma forte afluência por parte do tecido empresarial colombiano.

Em Pereira, o seminário versou sobre as oportunidades de negócio existentes entre Portugal e o Eje Cafeteiro (Triângulo do Café). Os Tratados de Livre Comércio, Dupla Tributação e a Plataforma para a Internacionalização desenvolvida pela CCILC foram alguns dos assuntos abordados, bem como as características especiais das regiões de Pereira, Manizales e Arménia.

A 11 de Junho, em Villavicencio, numa sessão cuja abertura foi efectuada pelo Governador do Departamento do Meta, Alan Jara Urzola, o seminário destacou as oportunidades de negócio entre Portugal e esta região colombiana.

As oportunidades, alianças e incentivos financeiros ao investimento em Portugal, apresentação da plataforma informática CCILC, o Tratado de Dupla Tributação e a relevância dos Sistemas de Informação Geográfica foram os temas da primeira parte do evento. Após o coffee break, foram realçadas as oportunidades de investimento no Meta, as características para obtenção dos Golden Visa e a importância do design na indústria.

Coube ao Embaixador de Portugal na Colômbia, João Ribeiro de Almeida, encerrar o seminário que contou com mais de uma centena de participantes.

Partilhe: