Peru procura empresas parceiras em Portugal

Etiquetas: , , , , , , , , ,
___________________________________________________________________________________

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa organizou, no dia 14 de Maio de 2014, o Seminário Exportar & Investir no Peru, onde o vice-ministro de Relações Exteriores do Peru, Fernando Rojas, testemunhou o bom momento da economia peruana, que cresce a um ritmo de 6% do PIB. Salientou ainda a complementaridade das economias portuguesa e peruana como um trunfo interessante que pode e deve gerar bons negócios em termos bilaterais. O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação do Governo português, Luís Campos Ferreira, confirmou a disponibilidade do Governo Português para apoiar a estratégia peruana e as empresas portuguesas.

As empresas, que já estão a operar no Peru, Newhotel Software e Cinclus confirmaram o bom momento peruano, mas alertaram para a necessidade de escolha de um bom parceiro, o bom sócio que pode abrir mais facilmente portas, numa primeira fase, e assumir a partilha de alguns riscos, normais neste tipo de operações, quando nem sempre se pode planear com cautela a entrada no mercado. Como referiu o responsável da Newhotel, “por vezes temos de aproveitar o momento em que nos colocam um desafio e arriscar. Se não o fizermos outros farão e perderemos o comboio e o negócio.”

Peru Service Summit

A 29 de Maio iniciou-se, com a organização de um evento de apresentação do Peru Service Summit, uma parceria estratégica entre a Casa da América Latina, a Embaixada do Peru em Portugal e o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru, com vista a aproximar as empresas portuguesas e peruanas, cumprindo o repto lançado pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores peruano.

Jesús Ponce, Ministro da Embaixada do Peru, congratulou-se com a parceria e explicou as razões do sucesso da economia peruana, que passam pela estabilidade da política económica ao longo de uma década: “mesmo com a mudança de governos, as estratégias económicas não se alteraram e é essa é certamente uma das razões”. Salientou ainda a abertura de uma representação económica do Peru em Portugal como significando a aposta do seu país na economia portuguesa e o desejo de reforçar os laços económicos e de cooperação com Portugal.

Juan Luis Kuyeng, representante em Portugal da Ministério do Comercio Exterior e Turismo do Peru, apresentou o Peru Service Summit, considerado o mais importante evento anual de exportação de serviços no Peru. Empresas como a Roff, Quidgest, YAP, Leya, Santander Totta, BES e Montepio, entre outras, questionaram Juan Luis Kuyeng sobre a possibilidade de atribuição de benefícios, como o pagamento de alojamento e passagens aéreas para empresas portuguesas que pretendam estar presentes no evento.

Qualquer esclarecimento adicional deve ser pedido directamente a Juan Luis Kuyeng, para o e-mail jkuyeng@mincetur.gob.pe ou o telefone 213 827 470.

Partilhe: